Mas eu queria porque queria fazer geléia de laranja.
Quem vem do interior aprendeu coma mãe ou com a vó, mas minhas avós morreram quando eu era pequena e meu pai também, a mãe trabalhava pra caramba e ai já viu..hehehe, quando eu olhei na receita ponto de geléia, imaginei aquele durinho do supermercado. Resultado??? Ficou uma bala gigante e não uma geleia de laranja.
E quem poderá me ajudar agora??? Santo google? Chapolim colorado?
Nada, microondas mesmo, uns minutinhos e já tinha amolecido, taquei na panela novamente e acrescentei água, bemmmm melhor. Descobri que o ponto de geleia é molinho, afinal quando esfria endurece um pouco. No inicio da receita também diz... ferva até a casca amolecer...pensei. ..vai desmanchar, vou deixar mais duro...Nunca faça isso, pois com o açúcar já fica mais duro. Portanto deixe a casca molinha.
Mas mesmo assim ficou ótima, já até fiz uma segunda leva com stevia, não fica igual , mas não engorda...hehe.
Bom lá vai a receita:
Geléia de laranja
- 2 dúzias de laranjas maduras
- açúcar
Lave bem as laranjas e corte-as em 4 gomos sem remover a casca. Elimine as sementes e fatie em finos gomos, com a polpa e a casca.
Pese a adicione 6 xícaras de água fria para cada 1/2 kg de laranjas. Deixe de molho por 24 horas. Escorra, troque a água e ferva até a casca estar macia. Escorra e pese novamente.
Coloque em uma panela e adicione 1/2 kg de açúcar para cada 1/2 kg de laranjas. Leve ao fogo e cozinhe em fofo baixo até conseguir textura de geléia.
Adicione em vidros e guarde em geladeira.
Fonte : Livro da Dona Benta
Pra quem nuca tinha feito, tô bem orgulhosa. A compota de maçã sem açúcar eu passo outro dia.
Beijocas pra vocês.
Beijocas pra vocês.
Oi Raquel,
ResponderExcluirNhammm...geléia de laranja é uma delícia!
Obrigada pelas dicas :)
Já vi que Dona Benta te animou mesmo...hehe
Beijo e ótima noite,
Deia